fbpx

Tour virtual: 6 vantagens para o seu negócio

O tour virtual pode ser usado em várias áreas e empreendimentos para as mais diversas finalidades. Conheça alguns usos, vantagens e benefícios.

Por Taís Aparecida

Empreendimentos imobiliários podem se beneficiar com os tours virtuais para atrair clientes e fechar negócios. Créditos: Reprodução/About a Visit.

O tour virtual é uma ótima forma de você alavancar o seu negócio e valorizar o seu investimento. 

Com esta simulação do espaço feito em 3D, seu cliente ou público-alvo consegue visualizar todos os lados do ambiente em detalhes, impactando diretamente na escolha e decisão final. Algumas áreas que se beneficiam com o tour virtual são a construção civil, corretoras de imóveis, museus, bares, restaurantes, hotéis, hospitais, estádios de futebol, centros de distribuição, navios e vários outros espaços. Pois, além de ter uma visão ampla do ambiente, o cliente consegue também obter algumas informações adicionais como descobrir a área do espaço diretamente da simulação 3D. Outro recurso bastante útil são as tags informativas, muito utilizadas em museus para trazer informações adicionais, como a história de uma obra, o contexto histórico da peça e outras finalidades.

Já no contexto de imóveis, é possível fazer uma visita guiada por um apartamento para conhecer o espaço sem sair de casa, ou até mesmo conferir as medidas da parede para saber se cabe um móvel, por exemplo. As possibilidades do uso do tour virtual são amplas e quase infinitas. Por isso, confira a seguir seis vantagens do tour virtual para o seu negócio ou empreendimento.

1. Acessibilidade e globalização

O tour virtual permite com que pessoas de diversas partes do mundo possam visitar um espaço de qualquer lugar, de maneira remota e acessível. Isso porque com esta simulação você consegue, por exemplo, conhecer o museu do STF em todos os seus detalhes mesmo não estando em Brasília. Além de facilitar para quem está longe, a simulação 3D pode ser também uma ótima ferramenta para pessoas com dificuldade de locomoção ou pessoas com deficiência (PCD), pois elas conseguem explorar o espaço sem se deparar com barreiras físicas, como escadas, por exemplo, que dificultam sua circulação pelo ambiente. Dessa forma, o tour virtual é uma ótima alternativa para alcançar diferentes lugares e regiões, além de ser uma forma de promoção da acessibilidade.

2. Economia de tempo e custo

O tour virtual também pode ser uma ótima maneira para economizar tempo e dinheiro. Com o acesso ilimitado, online e sem hora marcada, é possível visitar os mais diversos lugares sem sair de casa. Isso é um grande ganho para empreendimentos imobiliários, por exemplo, ao facilitar com que o futuro inquilino veja a disposição do ambiente e o tamanho do local remotamente, sem precisar se deslocar. Mas lojas, restaurantes, bares, cafeterias, livrarias, hotéis e até clínicas estéticas e médicas também se beneficiam com o tour virtual, ao permitir com que os clientes conheçam o espaço antes de ir ao local presencialmente.

3. Experiência imersiva

Por ser um tour em 360°, a simulação faz com que as pessoas se sintam imersas no ambiente, mesmo estando longe fisicamente. Assim, é possível transmitir com clareza e verossimilhança a experiência de estar em um museu, galeria, escola, universidade, estádio de futebol, hotel e demais espaços.

4. Decisão informada

Conhecendo o espaço de forma imersiva e aprofundada com o tour virtual, o cliente pode tomar a decisão de compra de maneira informada, firme e segura. Pois, como ele teve a oportunidade de conhecer o local em suas minúcias através da simulação em 3D, o cliente então consegue ter mais segurança e estabilidade para tomar a decisão de compra de maneira efetiva e definitiva, sem dúvidas ou receios.

5. Disponibilidade ilimitada

Como a visita através do tour virtual é online, o cliente ou pessoa interessada tem a oportunidade de visitar qualquer espaço de interesse na hora que quiser, quantas vezes for necessário e de onde preferir. Pois não há limitação geográfica, o espaço não fecha, não é cobrado entrada e não há dificuldades para a circulação. Assim, o usuário pode, se quiser, visitar o Museu de Arte Moderna do Rio de madrugada, conhecer o hotel que deseja se hospedar na Bahia, checar se o restaurante que ele deseja ir tem um espaço amplo e é acessível para pessoas com deficiência e muito mais.

6. Maior divulgação e ampliação do alcance

Por ser uma visita virtual, mais pessoas podem ser alcançadas e impactadas com isso. Com o acesso à Internet, qualquer pessoa conectada pode acessar os mais diversos sites, blogs, portais e também tours virtuais. Dessa forma, alguém que esteja em Londres e deseja voltar ao Brasil para morar e procura um apartamento para alugar, consegue, através do tour virtual, fazer uma visita ao espaço para conferir o ambiente, a planta da casa, a metragem do lugar, a disposição dos móveis, etc. Assim, este cliente que mora em outro país pode encontrar o local que mais se adeque às suas necessidades remotamente, de forma objetiva e segura.