Escadaria das Bailarinas
Esse grafite do Kobra se chama “Escadaria das Bailarinas” feito em 2018. Fica em Pinheiros, na zona oeste de SP.
O artista doou o seu trabalho e colaborou na recuperação do espaço, que traz a imagem da dançarina Mel Reis e de integrantes do Ballet da comunidade de Paraisópolis.
Essa escadaria fica entre duas ruas de Pinheiros: Na parte de cima, Rua Alves Guimarães 753, e na parte de baixo, Rua Cardeal Arcoverde 563.
Era um local escuro e abandonado e Kobra recuperou com reforma, custo arcado por uma parceria coma empresa Bonafont, e grafite de Kobra. A arte transformando espaços públicos!
No centro da escadaria, está um retrato da bailarina Mel Reis, de 33 anos. A artista teve uma das pernas amputadas e, por isso, utiliza perna mecânica com uma sapatilha de ponta para dançar.
Nos muros, Kobra desenhou três bailarinas inspiradas nas irmãs Isabela e Yasmin de Souza da Silva, com 13 e 15 anos, que integram o Ballet Paraisópolis. Há também mais duas dançarinas no local. Uma delas é uma releitura da escultura “A Pequena Bailarina de 14 Anos”, do francês Edgar Degas, que integra o acervo do Masp SP.
E a outra, retrata a bailarina russa Maya Plisetskaya, que integrou no Balé Bolshoi e já foi tema de um mural de Kobra em Moscou.